empresario.png

Você já se perguntou quais comportamentos podem te ajudar a realmente ser um empresario melhor? E como ate mesmo a conquistar novos parceiros?

Todos os empresarios querem ser o melhor da sua area, ser a referencia naquilo que faz, sendo quando empreendedores ou tendo que desbravar novos negócios, novos territórios, fortalecer a marca, etc. 

Os maiores empresarios do mundo tem comportamentos que chamam a atenção, sao as famosas competências. 

Mas o que são competências?

São comportamentos que podemos aprender, qualquer pessoa pode aprender um comportamento ou mudar um comportamento antigo. Entao isso quer diser que você ainda tem salvação. Mas isso depende 100% da pessoa querer essa mudanca e realmente querer alavancar o seu potencial. 
Depende do foco  ou a energia que desperdiça em certos comportamentos que nao estao dando resultados. Mas o potencial está lá.

A grande maioria deles aprendemos na prática – TOTS (testa, opera, testa, sai), outros temos o primeiro contato através da teoria (livros, apostilas) ou treinamentos ou cursos sobre o comportamento. 

Podemos listar algumas competências que sao realmente importantes para voce ser um empresario de sucesso:

1. Comunicação

Capacidade de ser entendido pelo que realmente quer, e não deixar entender.

2. Influência

Influenciar os seus funcionarios que realmente voce é o lider deles, e fazer com que eles se tornem 10% melhores que você. 

3. Persuasão

Saber usar os argumentos para vender suas ideias a outros empresarios, e que eles faram bons negocios com você.

4. Ser um consultor

Capacidade fazer de acordo com as necessidades e desejos de "compra" do parceiro. Saber adaptar a proposta conforme os problemas, e ser flexivel personalizar produtos e serviços

5. Visão de negócio

Saber que você é o ser da estratégia de vendas, planejamento comercial, entender e fazer a gestão dos profissionais da força de vendas, Ou seja, tem multiplas funções, mas entenda que os objetovos principais São: despertar a vontade de seus funcionários, mostrar excelência no que faz e despertar o melhor dos outros da equipe, liderança.

6. Inteligência financeira

É necessário que o Empresário tem a necessidade de administrar e investir suas finanças, em todos os momentos, o cartão da empresa é dinheiro da empresa, talvez o maior erro do empresário é querer entender que o dinheiro da empresa é dinheiro dele também.

7. Gerenciamento de território

Entender qual praça vai atuar, de qua maneira vai abordar seus clientes.Também é utilizado em como programar visitas e organizar melhor o tempo.

8. Apresentações impactantes

Saber mais do seu negócio do que qualquer pessoa, seus produtos e serviços tem de ser apresentados com uma linguagem simples para que todos os parceiros e clientes entendam e possam te "vender" mais facilmente, a melhor venda é a "boca a boca".

9. Resolução de conflitos

Todas as pessoas necessitam aprender a solucionar pequenos problemas do dia a dia, aumente a sua capacidade de entender e resolver estes problemas, seja um perito em solução de pequenos problemas.

10. Adaptação à mudanças

O mercado é dinâmico e pessoas tem perfis comportamentais diferenciados, e algumas pessoas mudam todos os dias. O bom empresário tem de entender todo o dinamismo e os perfis para poder se moldar de acordo com a situação

11. Ser um consultor

O empreendedor de sucesso é um verdadeiro consultor. Sempre procura entender as nessessidades de seus funcionários para, de fato, oferecer a solução que o ajudará a resolver seus problemas do dia a dia

12. Capacidade analítica

Para liderar bem, fidelize seus funcionários, motive-os e aumente a moral da equipe, o empreendedor precisa ter capacidade analítica de cenários, funcionários e situações.

13. Habilidades Interpessoais avançadas

Empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), Escuta Ativa (com a intenção de conhecer o outro e não aguardar a vez de responder), resiliência(capacidade de retomar o controle após um revés).

Todos estas competências você pode e deve aprender para seu proprio desenvolvimento e não estão em uma ordem de importância. 

Assim, preste atenção em seus comportamentos ou se é necessário treiná-los.

Espero ter ajudado a todos!